Home Sem categoria Cartão de visita é mais do que um pedaço de papel ou PVC

Cartão de visita é mais do que um pedaço de papel ou PVC

Postado em 11/11/2010

Cartão de visita é mais do que um pedaço de papel ou PVC

Um cartão de visita não é só um pedaço de papel ou de PVC. Cartão de visita é conceito. Existem vários outros aspectos que devemos levar em consideração na hora da construção e manutenção da imagem pessoal ou empresarial. Nesse artigo, vamos ver alguns aspectos que englobam o seu cartão de visita, no mais amplo sentido da palavra.

Por Alexandre Bigaiski

O seu cartão de visita é a sua aparência. O seu cartão de visita é a roupa que você usa. O seu cartão de visita é a pasta que você carrega nas mãos. O seu cartão de visita é a sua postura corporal. O seu cartão de visita é, também, o seu próprio cartão de visita.

Cada item tem os seus detalhes. Vamos a eles.

A sua aparência

Se você ainda não sabe, saiba que o cuidado que você tem com a sua pele, com o seu cabelo, uma barba bem feita, acessórios discretos... Tudo isso conta na questão aparência. Segundo estudos – sobre os quais já falamos no artigo Conversa é troca, da série “Vamos Conversar” –, 55% da nossa personalidade é julgada através de aspectos visuais; 38% pela maneira como nos expressamos e apenas 7% pelo conteúdo do que falamos. Por esse motivo, já sabemos o quão importante é a aparência para o nosso convívio social. A sua aparência também é um cartão de visitas.

A roupa que você usa

Pensa que é só cuidar da pele e do cabelo que está tudo bem? A roupa também é extremamente importante para as relações sociais. Não vamos dizer aqui que você homem deve sair para vender usando sempre terno e gravata. Muitas vezes uma roupa mais simples (mas não esportiva) pode resultar em um bom efeito. Na verdade pode ser até melhor do que se você se apresentasse com terno e gravata. Você não vai causar uma impressão adequada caso vá vender algum produto para o dono de uma loja de surf. Você estará como “um peixe fora d’água”.

As mulheres também devem tomar cuidado com roupas muito decotadas e saias muito curtas. Você é uma vendedora e está tentando fazer um negócio e vender os seus produtos. A pessoa com quem você conversa deve notar isso desde o início. Portanto, a roupa que você usa também é o seu cartão de visita.

A pasta que você carrega nas mãos

Perceba como estamos tratando de todos os detalhes necessários para a efetivação de uma boa venda. Talvez, algumas pessoas acreditem que a pasta que carrega não é tão importante, e sim, o seu conteúdo. Claro que o conteúdo é extremamente importante. Mas, a aparência da pasta também é.

Imagine se um vendedor vem até você com uma pasta rasgada, suja, ou mal cuidada em mãos. Decepcionante! As pessoas vão pensar assim também sobre o seu trabalho. Porque o cuidado com o seu material de trabalho também tem haver com a aparência. Então, o seu material de trabalho também é o seu cartão de visita.

Mais: Falando em pasta, veja como montar seu portfólio.

A sua postura corporal

Como você anda? Como se senta? Sabe como se portar corporalmente? Estes também são itens muitos importantes. Especialistas dizem que manter a coluna confortavelmente ereta já faz com que você ande melhor, com mais elegância e mais segurança. Sentar-se adequadamente também é importante. Sempre se sente com a coluna ereta.

Braços ou cotovelos em cima da mesa do seu cliente não é uma atitude aconselhável. Muito menos colocar o seu material de trabalho sobre a mesa dele. Lembre-se: a mesa é dele, não sua. Respeite o espaço dele e você também será respeitado.

Tente não gesticular demais. Quem fala muito “com as mãos” é tido como uma pessoa que “não tem nada para falar”. Isso não significa que você deve ficar “preso”. Pode se soltar, mas com moderação. Alguns itens importantes que você quer confirmar, dar certeza, podem ser falados juntamente com uma gesticulação. A sua postura corporal também é seu cartão de visita.

Mais: Falando em postura, leia o nosso artigo “Ergonomia: Postura é fundamental”.

O seu próprio cartão de visita

Sabemos da importância do design e informações adequadas a serem realizados em um cartão de visita. As informações contidas nele devem ser somente aquelas que realmente são importantes. Não polua visualmente o seu cartão com informações desnecessárias. E isso também serve em relação ao design. Muitas cores, muitas formas, fotos que não se relacionam com a empresa ou o profissional etc.

Temos também um artigo que trata sobre a simplicidade nos cartões de visita: “O cartão de visita básico ainda é o melhor”.

Concluindo

Comece a ver o cartão de visita como algo muito mais amplo. Ele não é só mais um acessório na sua carteira ou porta cartões de visita, é um conjunto de fatores que fazem com que o seu marketing pessoal seja muito mais efetivo. Veja o termo “cartão de visita” de modo mais global. Todos os detalhes, por mais mínimos que sejam, influenciam na decisão de compra do seu cliente.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário sobre o assunto.

Gráfica Atual Card www.atualcard.com.br

Tags:, , , , , , , , , , , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Enaira disse:

    Sem dúvidas, este é um dos melhores artigos que já li.

    Aborda um tema com muitos itens sem torna-lo cansativo.

    Parabéns.

    • Olá Enaira.

      Obrigado pelos seus elogios. Tenha uma ótima tarde.

      Abraços e bons negócios.

  • Rogério Guiradello disse:

    Muito bom, serve como lição sobre oque realmente é um cartão de visitas, e abre nossa mente em relação a ele, nos fazendo respeitar e melhor trabalhar com eles. adorei o artigo parabêns……….

  • Adriano disse:

    Muito importante, tem sido muito interessante artigos deste tipo.

  • Everaldo Silveira disse:

    Ótimo artigo estou aprendendo muito com voçês…

    Obnrigado e continuem enviando estes artigos!

  • Marcelo lino disse:

    Muito obrigado por essa oportunidade de conhecer melhor as tecnicas de vendas e como valorizar os produtos que vcs produzem.

    • Boa tarde, Marcelo.

      É um prazer para nós divulgar conhecimento e compartilhá-los com os nossos clientes e leitores. E saiba que sugestões de artigos são sempre bem-vindas. Obrigado pelos elogios.

      Abraços e bons negócios.

  • Crisriano Santos disse:

    Parabéns ,artigo rápido e fácil de entender..

    cada vez mais trazendo conhecimento a todos..

    obrigado

  • leandro mocelim disse:

    ola,

    achei ótimo este artigo e com certeza será de extrema importancia não só na área profissional, mas também em todas as áreas e situações na minha vida…grato!!!

    • Exatamente, Leandro. Existem várias coisas que aprendemos diariamente que servem para várias áreas da nossa vida, basta saber aproveitá-las.

      Abraços e bons negócios.

  • Rogerio disse:

    Muito bom artigo mesmo, nos faz pensar. Ultimamente tenho dado atenção especial para a estética, em todos os sentidos, na ultima feira percebia a diferença nos expositores, displays e porta banners dos concorrentes, na proxima buscarei uns mais bonitos.

    Uma empresa que gostei dos modelos é a Tratus

    http://www.tratusexpo.com.br

    parece um seguimento bom para trabalhar.

  • Dicas diretas, objetivas e importantes que serão usadas no meu trabalho.

    • Olá, Carlos.

      Obrigado pelo elogio. Ficamos felizes em saber que estamos ajudando um pouquinho. =)

      Abraços e bom fim de semana.

  • Amaro Gois disse:

    Olá, muitissimo importante o assunto, trabalho na area e ja tinha uma visão
    neste sentido. Porém, a abordagem ampla foi sensacional.
    Parabens.
    Abraços.

    • Olá, Amaro.

      Ficamos contentes em saber que gostou do artigo. Obrigado por acessar o nosso blog e pelo comentário.

      Abraços e bons negócios.

  • neder borba disse:

    Adorei, ainda mais a parte que explica pra não conversa com as mãos e sim com a boca, foi ótima a dica… Tinha uma grande duvida do que era o cartão de visita, mais agora estou realmente disposto a levar mais a serio essa peça fundamental. NB Designer Gráfico em Ponta Porã/MS

  • Fábio Cotta disse:

    Recentemente fiz um cartão de visita até para conhecer o profissionalismo da empresa. Tudo perfeito, atendimento, etrega e qualidade do material! Ganharam um novo cliente parabéns.

    • Olá, Fábio.

      Ficamos muito felizes em saber que agora temos você como cliente. Obrigado pela confiança.

      Bom dia e bom trabalho.

  • Alessandro Luis disse:

    Recentemente fiz um cartão de PVC trasnparente a um cliente que ficou fascinado com o impacto do cartão e me perguntou se é impresso ou as cores seriam fundidas com o pvc, se sai com alcool ! Não soube responder por não ter essas informações apenas dizendo que era top de linha e que buscariam essas informações, podem me responder essas perguntas?

    Grato desde já !

    • Bom dia Alessandro,
      Os cartões em PVC são impressos em impressoras digitais e para fixar as cores os materiais passam por um processo térmico, por isso não podem ser removidos.
      Abraços.
      Equipe Atual Card

  • Zaz disse:

    Aprendi com meu pai sobre não colocar nada na mesa, mas nunca tinha lido algum comentário sobre esse assunto, parabéns!

    Sobre Cartão de Visita, estou numa dúvida grande, qual o melhor cartão? De PVC transparente 0.3 ou Cristal 0,5? Quando se opta por um ou outro? Sou engenheiro e preciso urgente imprimir meu cartão e desejo muito experimentar esse trabalho com vocês…
    * Passei o dia tentando ligar para a empresa e não consegui.

    Grato!

    • Boa tarde Zaz, nosso telefone de atendimento mudou: (41) 4063-6060. Muito obrigada por sua mensagem, o cartão de visita PVC transparente 0.3 fica em boa resolução mas sem brilho. Para um cartão mais elegante, o cristal fica parecido com um cartão de crédito. Qualquer dúvida entre e contato com nosso atendimento via mensagem interna, obrigada.

  • parabéns… muito bom o artigo… com certeza devemos investir no cartão de visita

  • Gustavo Mottin disse:

    Olá, sou formado em Design Gráfico, e tenho uma empresa de comunicação visual e sinalização, a empresa já está no mercado à 25 anos, mas estamos com dificuldades para fazer com que nossos funcionários entendam um pouco mais sobre esses assuntos, a parte gráfica desse site não é muito boa, mas o conteúdo está de parabéns, estamos seguindo várias dicas que vocês passam, e está funcionando melhor o negócio, ótimos artigos, muito bom.

    • Olá Gustavo,
      Obrigada pela preferência. Que bom que nossos conteúdos estão ajudando.
      Se tiver alguma dica para artigo passe que faremos. Já estamos trabalhando para melhorar nosso blog.
      Atenciosamente,
      Equipe Atual Card

  • Geasi Martins disse:

    Muito interessante o assunto abordado.

  • Ótimas dicas sobre cartão de visita. Valeu.

  • Hyung Jun Kim disse:

    Conteúdo muito importante e útil. Muitos menosprezam o poder de um cartão de visita, porém na Ásia, por exemplo, é uma ferramenta poderosa de conseguir fechar negócios.


Assuntos Relacionados

5 Dicas para garantir a qualidade da sua impressão!

5 Plugins essenciais para turbinar o seu Photoshop

O seu currículo é o seu marketing pessoal