Home Marketing e Comunicação Técnicas de Venda Como voltar a ser freelancer sem pânico

Como voltar a ser freelancer sem pânico

Postado em 13/09/2011

Muitas pessoas falam para nós o seguinte:

“Eu gostaria muito de voltar a trabalhar como freelancer. Vocês poderiam publicar algum artigo sobre isso no blog?”

Então, baseando-se no artigo How to return to freelancing without panicking, publicamos este.

Por Alexandre Bigaiski

Então você já trabalhou como freelancer, mas, devido a questões pessoais ou profissionais resolveu trabalhar em um emprego fixo. Um emprego estável te traz coisas que, como freelancer, você não tem. Só que, mesmo assim, você percebe que ainda falta alguma coisa. Então, você resolve voltar a trabalhar como freelancer. É aí que o pânico aparece.

Mas, calma. Para tudo tem um jeito. Existem dicas bem bacanas de como voltar a ser freelancer sem pânico.

O que importa é quem você conhece

Existem pessoas que perdem muito tempo em redes sociais para conseguir clientes. Claro que esta é uma ótima forma de consegui-los. Entretanto, você deve focar em ações que serão mais eficazes para o seu caso.

Enquanto os seus colegas de trabalho (leia-se “competidores”) estão gastando horas e horas fazendo blogs e redes sociais para procurar clientes, você deveria fazer uma lista de e-mails de pessoas com as quais você já teve ou ainda tem um contato e que, potencialmente, podem ser seus clientes.

Não seja tão seletivo. A sua intenção agora é retomar o seu trabalho de freelancer. Não faça uma lista apenas das pessoas que você tem certeza que precisarão do seu trabalho, faça uma lista das pessoas que potencialmente podem precisar do seu trabalho. E lembre-se: ser freelancer não é simplesmente estar de pijamas em casa. Faça com que o vendedor que existe dentro de você reapareça.

Leia mais artigos sobre Técnicas de Vendas.

Enquanto os seus competidores estão perdendo tempo na internet, você deve estar na rua procurando clientes e fazendo a sua lista de clientes em potencial.

Não seja muito seletivo

Acho que praticamente nenhum profissional é a favor de cobrar muito barato pelos seus serviços. O nosso trabalho deve ser sempre valorizado para que nós também sejamos.

Entretanto, se você não tem uma lista de clientes ricos, você deve cobrar um preço, pelo menos, acessível a eles. Se você escolher demais vai acabar ficando sem nada. Mas isso deve ser provisório.

Quando você tiver clientes que solicitem mais o seu trabalho e que tenham a possibilidade de pagar mais por ele, aí sim você pode aumentar o preço e, naturalmente, ir selecionando os seus clientes.

Para ficar claro, se você está procurando um contrato de longo período e está cobrando um valor muito baixo, está na hora de você ser um pouco mais seletivo.

Tenha um contato mais pessoal

Esta parte é muito importante. Apresentações através da internet, portfólios ou redes sociais são ótimas, mas nada substitui o contato pessoal. Não há nada melhor do que o marketing boca a boca, no qual as pessoas falam para as outras sobre o seu trabalho.

Conheça pessoas. Sempre que possível, converse com elas pessoalmente. Se você precisa de retorno mais rápido, contato pessoal é a melhor forma.

Não entre em pânico

Quando você entra em pânico acontecem somente coisas ruins. Este estado prejudica a parte do cérebro que é utilizada para a tomada de decisões. Portanto, vai prejudicar a sua decisão.

Respire, relaxe, fique calmo. Deixe a sua mente calma prevalecer para poder tomar a decisão adequada.

[polldaddy poll=5499909]

Conte a sua história de como você se tornou ou voltou a trabalhar como freelancer, nos comentários abaixo.

Abraços e bons negócios.

Gráfica Atual Card | https://blog.atualcard.com.br

Tags:, , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Raphael Schubert disse:

    Eu trabalhava com freelancer… dai por motivos obvios… dinheiro… eu precisei de um emprego estável por um tempo… mas devido ao grande incomodo eu acabei por votar no antigo e comodo estado de freelancer… agora estou mais seguro de mim mesmo… mais feliz… e ainda por cima… com uma relação melhor com minha namorada, vamos nos casar… enquanto eu estava no emprego fixo…. quase terminamos o relacionamento devido a falta de tempo e estresse…

    Fica a minha dica… Freelancer tem uma coisa que deve ser usada com moderação mas que só nós temos… TEMPO!! use, para o bem… e seja feliz….

    • Olá, Raphael.

      Interessante a sua história e ótimas dicas que você deu. Obrigado pelo seu comentário.

      Abraços, bom dia e bons negócios.

  • Geraldo Magela disse:

    Até hoje sou freelancer, massss um freelancer profissional.

  • Jên disse:

    eu estou começando agora a minha carreira de design de moda, na verdade estou apavorada, preciso encontrar um meio de começar a trabalhar, fiz um freelancer pra uma empresaria, e ela só me enrolou, agora me pediram um novo free, uma outra empresa eu fiz e eles não me respondem mais nem se querem ver. Estou procurando um emprego fixo, eu queria muito trabalhar como freelancer, mas parece que não tenho futuro assim…

    • Olá, Jên.

      Realmente, para ser freelancer você tem que estar por dentro do que acontece no mercado, conhecer pessoas, saber como fazer contratos, tudo certinho para que não haja problemas. Dá uma olhada aqui no blog que você vai achar muitos artigos sobre freelance.

      Abraços e bons negócios.

    • Ez Designs disse:

      No caso de freelancer, para nao tomar calotes, faça algum tipo de contrato com alguma cláusula que vá beneficiar você no caso da quebra de contrato. Se e pessoa que quer contratar teus serviços não tiver a intenção de calotear, ela vai assinar o contrato, caso o contrario pegue sua bolsa e saia correndo, pra bem mais bemm longe desse cliente, pois ele so trará dores de cabeça.

  • Cristiano disse:

    Muito bom o artigo, parabêns.

    • Olá, Cristiano.

      Nós agradecemos pela leitura e pelo comentário.

      Abraços e bons negócios.

  • João disse:

    Sem dúvidas, o trabalho “solo” hoje é o mais procurado, principalmente por quem já foi funcionário e sabe o que é depender de outros para ganhar um salariozinho básico que quase sempre não dá conta das dívidas mensais, independemente de quais sejam. Não fui eu o autor desse pensamento, mas sim, o empresário mais bem sucedido no mundo na minha opinião: o titio Bill Gates. Ser freelancer é pastar muito, é ficar sem dinheiro algum em certos meses, é levar um monte de “não” na cara para o preço cobrado, entre outras ladainhas, mas, ser freelancer é o único caminho para realmente se aprender uma profissão em todos os seus aspectos, isto é, ser freelancer é aprender a investir, a criar, a lidar com situações das mais diversas naturezas e, acima de tudo, ter o controle do seu negócio e reconhecer a si mesmo, fato que não ocorre quando se é dependente de chefes. Ser freelancer é uma arte e um caminho que poucos tem coragem de seguir.

  • Gandha disse:

    Adorei o comentário do João sobre os desafios e benefícios de ser free-lancer, e adorei a matéria. Eu estou em uma situação dificil, porque não tenho curso de designer, mas eu trabalhei muito com criação de materiais gráficos e estratégias de marketing, também já fiz uns free e sei me virar no negócio, digamos que vejo muito trabalho mal feito… mas estou muuuito insegura em me apresentar como free-lancer, querer competir com formados e bons profissionais. Vocês podem me dar uma dica?
    Obrigada.

  • temos que ser versatio tudo que fazemos,uma boa abordagem e observação do cliente a demonstrar produtos e qualidades facilita o nosso prazer de um bom vendedor .

  • revelar-te disse:

    Fico muito agradecida pelas matérias, me traz um pouco masi de segurança em comferir que tenho um tanto de potencial que um freelancer precisa ter para ter sucesso no seu trabalho. Ainda estou começando a divulgar melhor meu trabalho, estou montando um site, mas tenho começado mesmo boca-a-boca e amigs, na verda tá faltando um pouco masi de coragem de investir, tô pecando mesmo , acho, na administraçaõ , mas tenho caminho aberto, vejo. Não vejo porque desistir do que te faz bem, Dica: è realmente uma arte ser freelance, mas é valioso ser um dos qu etem coragem de seguir esse caminho, Um abraço a todos os comentaristas.

  • Ez Designs disse:

    É verdade nada melhor que sair atrás da clientela, a parte online realmente ajuda, mas nada melhor do que conversar cara a cara com o cliente, no mundo falcatrua de hoje esta cada vez mais difícil conquistar a confiança de um cliente devido aos famosos “calotes”.

    Dificilmente um cliente desconhecido vai te dar dinheiro adiantado pra você pagar a gráfica. Então tenha uma graninha reservada no banco, você vai precisar.

    No caso o que você deve fazer: Compre um bloco de nota promissória. Pra sua segurança e a do cliente, você faz o seu pedido através da nota promissória, se caso ele ( o cliente ) não pagar, você tem como recorrer. Ou se não peça para o seu cliente um e-mail de confirmação.

    ex.: Eu,___________________, CPF:_____________________, confirmo o pedido de…………………………..na quantidade de……………………modelo ………………………no valor de R$…………………., mais o valor da Arte de R$………………. a serem pagos para _____(você)____________, CPF_____________________ no ato da entrega do produto.

    Obs.: Um cliente que não pretende te dar o calote, não vai ter problema algum em assinar a promissória, ou enviar o e-mail de confirmação.

    Aprenda a Identificar seu cliente! Isso é muito importante!

    Depois que você já tiver a confiança do seu cliente, na próxima arremessa de pedidos ele não vai ter problema algum em depositar o dinheiro adiantado, pois você já ganhou a confiança dele(a).

    Apenas tenha cuidado, pois nem todo mundo neste mundo é honesto, então fica a dica, se o cliente exitar em fazer da maneira correta, é melhor perder a venda do que perdeu SEU DINHEIRO, e ficar com material impresso parado.

  • Tony disse:

    Retomei o meu trabalho de free, o qual nunca deveria ter deixado depois de trabalhar numa grande empresa decidi que iria voltar a trabalhar como free, fiz um cadastro na prefeitura da cidade onde moro e hoje posso emitir nota fiscal e meu trabalho vem sendo bem aceito e as perspectivas são muito boas.


Assuntos Relacionados

Concursos ajudam na sua carreira de freelancer? (+ O que é Spec Work)

Corte especial: O segredo de um diferencial dos cartões de visita

8 materiais gráficos para vender em época de Natal