Home Sem categoria Criando a sua própria fonte

Criando a sua própria fonte

Postado em 13/12/2011

Criando a sua própria fonte

Nós sabemos que, em projetos de design, é desejável que o seu cliente tenha um material exclusivo. E mais do que isso, uma fonte exclusiva. Afinal, a marca dele é a sua representação. E exclusividade nessa hora é tudo.

Existem milhares de fontes disponíveis no mercado. Provavelmente, uma (ou algumas delas) vai se encaixar na personalidade da marca do seu cliente. Entretanto, às vezes, é muito difícil encontrar uma fonte que expresse exatamente todas as faces do negócio do seu cliente. É aí que você entra, criando para ele uma fonte exclusiva.

Muitos designers não sabem como fazer isso. Mas não tem problema, estamos aqui para aprender mesmo. Uma dica é pesquisar na internet sobre identidades visuais das empresas. Você vai ver como cada elemento dessas identidades visuais foi criado. Cores, formas, imagens, tamanhos e, claro, fontes.

Hoje, vamos indicar 5 sites nos quais você pode criar a sua própria fonte, ou modificar as já existentes.

1. FontStruct

O FontStruct é online. Ou seja, você pode criar gratuitamente as suas fontes a partir do próprio navegador, sem a necessidade de baixar e instalar o programa. Depois do trabalho pronto, você pode salvar e baixar a fonte para o seu computador como uma fonte TrueType (.ttf), instalar e usar em Windows ou Mac. Você pode usar a fonte em programas como o Photoshop, por exemplo.

2. FontForge

O FontForge é grátis, mas você precisa baixá-lo. Pode ser usado em Windows, Mac e Linux. Nele, você poderá criar a sua própria fonte ou modificar uma fonte já existente. Ele suporta vários tipos de arquivos de fontes como TrueType (.ttf), PostScript (.ps), OpenType (.otf), entre outros.

3. BitFontMaker

O BitFontMaker é online. É um editor de fontes bitmap, o que significa que você pode desenhar as suas fontes, pixel por pixel. É muito simples de usar e, quando você terminar a sua fonte, poderá fazer o download e salvar a sua fonte como um arquivo TrueType.

4. Type light

O Type light está disponível apenas para Windows. Ele é grátis e você pode, com ele, modificar fontes existentes ou criar a sua própria fonte a partir de um desenho. Este programa suporta fontes do tipo TrueType, OpenType e PostScript, com a possibilidade de converter os tipos arquivos de fontes de um para outro.

5. gbdfed Bitmap Font Editor

O gbdfed é grátis e você poderá usá-lo para criar ou modificar fontes. Ele tem um suporte nativo para fontes BDF e outros tipos menos conhecidos de fontes, mas, elas podem ser exportadas em formatos mais populares do tipo OpenType. Mas, atenção! O processo de instalação pode não ser dos mais fáceis. O programa foi criado para Linux e precisa de GTK+ (um tipo de complemento relacionado ao Gimp – programa de edição de imagens para Linux, parecido com o Photoshop) para ser instalado.

E então, gostou? No seu próximo projeto, considere a possibilidade de criação de uma fonte própria. Temos a certeza de que o seu cliente vai gostar.

Os programas são em inglês, mas com um pouquinho de esforço com o tradutor, caso necessário, você vai ver que vale a pena.

Se você cria ou já criou fontes para alguns trabalhos, use o campo de comentários para nos contar a sua experiência.

Abraços e bons negócios.

Atual Card Gráfica | https://blog.atualcard.com.br

Tags:, , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Já criei, mas não atentei em fazer a fonte completa, somente as letras que precisava para aquele projeto, algo como uma tipografia para logotipo, tipografia com o nome da empresa ou do profissional em seu material gráfico.

  • Marcos Henkel disse:

    Após transformar em bitmap, acrecentei partes de outras letras, manipulei outras até chegar onde pretendia. Foi com a fonte Papyrus e Digiface, me parece. Ficou muito bom.
    Abraços a todos.
    Marcos.

  • […] O design brasileiro é um dos mais valorizados do mundo. Portanto, nada mais justo do que comemorarmos este dia. Conte aos seus amigos. Aproveite também para pensar em como melhorar o seu trabalho com o uso da tipografia, principalmente a personalizada. Leia também: “Criando a sua própria fonte”. […]

  • didi disse:

    uuuuuuuuuuuuaaaaaaaaaaaaauuuuuuuuuuuu

  • nossa como baixar

  • como baixar o programa

    • Olá Marli,
      As dicas que damos nesse artigo, em sua maioria, são online, ou seja, você usa direto no computador sempre precisar fazer o download.
      Att.
      Equipe Atual Card

  • Abraão Lima disse:

    Muito bom! Estou começando agora e escolhi fazer do design minha profissão e esse artigo foi muito útil, estava mesmo querendo um programa para criar fontes para que eu pudesse fazer minha verdadeira logo com a fonte que havia pensado. Muito Obrigado! 🙂

  • […] O design brasileiro é um dos mais valorizados do mundo. Portanto, nada mais justo do que comemorarmos este dia. Conte aos seus amigos. Aproveite também para pensar em como melhorar o seu trabalho com o uso da tipografia, principalmente a personalizada. Leia também: “Criando a sua própria fonte”. […]


Assuntos Relacionados

Papelaria personalizada: 21 ideias criativas para casamento – Parte I

Prepare a sua festa junina com as dicas da Atual Card

Dicas para desenvolver seu cartão de visita