Home Carreira e Mercado de trabalho Todos os Posts Dicas de como conservar os livros

Dicas de como conservar os livros

Postado em 03/02/2014

Dicas de como conservar os livros

A única coisa que ninguém pode nos tirar é o conhecimento. E como adquirimos conhecimento? Não apenas pelas experiências de vida, mas também através dos livros. E para conservar a sabedoria que ganhamos por meio dos livros é necessário ter alguns cuidados, para que essas relíquias se tornem heranças para as futuras gerações.

Vamos listar alguns cuidados que você deve ter para melhor conservação dos livros:

1 – Evitando leitores indesejáveis:

Para que seus livros não sofram com o ataque de insetos como: traças, cupins, brocas e outros, é bom abrir os livros uma vez a cada seis meses. Bata levemente no livro com as páginas abertas sobre uma folha de papel branco. Se cair uma espécie de poeira é porque há insetos.

2 - Umidade:

A umidade é o inimigo número 1 dos livros. Se as páginas grudaram por conta de umidade, não há o que ser feito. Por isso evite deixa-los em lugar fechado por muito tempo, sempre mantenha uma janela aberta e que, de preferência entre luz solar. Evite lamber os dedos para folhar as páginas, pois a saliva é ácida e danifica a obra.

3 – Caixa nem pensar:

As caixas de papelão estragam mais rapidamente os livros. Se os seus estiverem armazenados em caixas, tire já. Outra coisa que se deve prestar atenção é, caso precise encapar, use apenas papel, nunca fita adesiva ou cola, pois sempre ficam resíduos que acabam danificando o papel.

4 – Guardando na estante:

Os livros devem ser guardados em pé, posicionado um ao lado do outro, nunca pressionado demais contra o outro. Arrume-os de forma que não tombem, para que não sejam danificados.

5 – Marcadores de página:

Use sempre marcadores de página para guardar a página em que parou a leitura. Nada de dobrar as páginas; usar a orelha da capa; clipes, a ferrugem causada pelos clipes corrói o papel. E nada de marcar com pétalas de flores, embalagem de alimentos, use somente o marcador.

Com essas dicas você conservará o seu livro durante muitos anos, passando para futuras gerações, afinal de contas, conhecimento é o único bem que não nos pode ser tirado.

Você pode ter marcadores de página personalizados, visite o site nosso site e confira mais esse super produto, que só tem na Atual Card.

Tags:, , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assuntos Relacionados

10 dicas para melhorar a sua linguagem corporal

Simbologia em publicidade

5 Plugins essenciais para turbinar o seu Photoshop