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Aumentando seu Lucro

Postado em 19/09/2012

$ Dobrando seu lucro $

A maior parte das pessoas deseja aumentar e sua renda de modo rápido e sem muito investimento, porém, não existe uma fórmula mágica, existe estratégia e ação para atingir este tipo de resultado.

Luiz Fernando Garcia criador da metodologia de Psicodinâmica em Negócios, conceitua baseado em teorias do alemão Sigmund Freud que o sucesso empresarial consiste em entender que a origem de problemas como baixos resultados financeiros se dá pela falta de organização e na própria dinâmica mental do individuo. Portanto, se você quer ter sucesso, conscientize-se de que a mudança é necessária e isso exige atitude.

A primeira ação a se tomar é efetuar uma avaliação do seu negócio. Definir claramente onde estão os pontos positivos que trazem resutados, os pontos negativos que precisam ser priorizados para assim, mediante um plano de ação, corrigir a métrica e obter o lucro esperado.

Organização fundamental para aumentar seus lucros

Faça um planejamento estratégico. Monte um mapa de quais áreas você precisa priorizar. Fazer planilhas de controle de gastos (se possível corte alguns e diminua outros). Dica: diminua sua margem de lucro para vender mais, não de todos os produtos, mas de alguns que atraiam seus clientes. Avalie qual produto tem mais saída e trabalhe com os produtos casados. Você sabe como está sua concorrência? Quais os produtos que eles possuem iguais aos seus ou similares e por quanto vendem? Qual é o seu diferencial. Se não tem, crie. Fornecedores? Já procurou se existem que forneçam com menor valor?

Organizar a carteira de clientes

Mapeie com um cadastro quais os tipos de produtos que o cliente costuma solicitar, isso já abre um caminho para se montar produtos específicos para ele (direcionados conforme seu ramo de atividade/necessidade). Prospecção é um bom caminho, você pode criar um programa de fidelização e “cartão de descontos progressivos” para clientes que indiquem outros clientes, (quanto mais clientes indicar mais desconto terá) um sistema de fidelidade que garante divulgação boca-a-boca (fazendo economia com propaganda). Ou seja, “marketing de guerrilha”.

Visibilidade

Já diz o ditado “quem não é visto não é lembrado”. Quanto mais sua marca e seu trabalho forem divulgados, maior alcance terão e obviamente mais trabalhos surgirão. Quem sabe não está na hora de fazer um relançamento da sua identidade visual? Nova marca, com novas cores e design, novo cartão de visita e flyers. Procure distribuir em pontos estratégicos e não apenas distribua em lugares comuns onde seus cartões, flyers, banners ou cartazes serão descartados facilmente.

Promoção, ofertas

Todo mundo gosta. Esta palavra tem poder de atrair a atenção e influenciar diretamente na tomada de decisão do seu cliente. Portanto, use a seu favor. Crie novas promoções (associe ao plano de fidelidade citado acima), use um produto a preço de custo para atrair e transfira uma margem suave de lucro nos outros produtos que são associados a eles (exemplo: desconto generoso no cartão de visita, margem de lucro distribuída no flyer e banner para o cliente). Aposte na internet ou em todos os canais de vendas, faça contatos - network).

Valorizar seu trabalho e produto

Não ofereça seu trabalho por valores muito baixos, valorize sua criação, seu produto e o seu trabalho, se o “vizinho” oferece por R$ X um trabalho de pouca qualidade e material inferior, não se preocupe, mais vale perder um cliente e continuar a manter um padrão de valor me continuar a oferece qualidade direcionado a um público alvo que preza por isso.

Ser profissional

Todo mundo gosta de eficiência e rapidez. Postura profissional perante seus clientes evita que sua imagem seja atrelada a conceitos pejorativos, que prejudicarão seu trabalho, sua imagem e seus lucros. A imagem é muito importante, ela transmite confiança e influência na tomada de decisão do cliente. O aspecto visual é avaliado e conceitualmente associado à prestação de serviço e ao produto. (Atente-se na sua roupa, no recipiente de entrega, evite passar descredibilidade).

Uma dica especial e um segredo

Atente-se no conceito dos 4P´s... questione-se!

Promoção: Qual é a tática promocional? As ofertas são atrativas? Desenvolva uma, pode ser segmentada, aproveite festas temáticas, estações, coleções. Tenha um calendário de promoções e mude constantemente. É uma forma de abordar seu cliente novamente com as “novidades”. (Verbalmente, via e-mail marketing ou a mídia que você utiliza).

Praça: Se você possui espaço físico, será que ele está bem localizado? Será que não está na hora de ter um? O investimento em aluguel esta muito alto?! Verifique a visibilidade dele, se está no lugar correto. Você pode economizar procurando um local estratégico, mais barato? Ou pode economizar usando vendas pela internet? Tem site ou canais de comunicação com seu cliente? Procure os gratuitos, como redes sociais etc.

Produto: Como está a qualidade de seus produtos? A forma de entrega? Houve atualização do portfólio? Quais os lançamentos e quais os diferenciais do seu produto em relação aos concorrentes? Como você estoca seu produto? Como é exposto? Quais os canais de distribuição e logística que você utiliza. Isso otimiza seu tempo ou não?

Preço: Estratégia para isso. Escolha um produto, preço de custo ou com uma margem de lucro mínima. Seja ponderado, não queira sobrecarregar seu preço, mas também não se desvalorize. Encontre o meio termo. Considere a distribuição do lucro entre outros preços de outros produtos.

$ucesso

Ótimas vendas

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