Home Técnicas de Venda Saiba como montar sua carteira de clientes de forma eficaz

Saiba como montar sua carteira de clientes de forma eficaz

Postado em 28/11/2016

Saiba como montar sua carteira de clientes d

                Saber como montar uma carteira de clientes é fundamental para todos os revendedores gráficos. Isso porque, em toda a sua carreira, você coleciona diversos relacionamentos profissionais, e muitas vezes é impossível lembrar de todos e manter o laço com essas pessoas.

                Quando falamos em laços, não nos referimos a cultivar uma amizade profunda e marcar um churrasco todo final de semana. Não é isso! É preciso manter esse relacionamento profissionalmente, e de alguma forma, manter uma relação próxima, para que sempre que a pessoa precise do seu serviço, entre em contato com você.

                Por esse motivo é essencial que você tenha uma carteira de clientes. Quer saber como montar uma? Então confira as dicas que a Atual Card separou para você!

1 – Perfil de clientes

                Ter os clientes ideais é o primeiro passo para montar a sua carteira de clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

                Para empresas, verifique quais materiais gráficos elas utilizam e em que época elas mais precisam desses produtos.

                Como a rotatividade de pessoas geralmente é alta em algumas organizações, sempre certifique-se sobre quem está responsável por essa demanda. Se o cargo mudar de pessoa, é importante que você esteja preparado para informar seu contato anterior e todos os produtos que já vendeu para a empresa.

                Já para pessoas físicas é preciso que você saiba qual a idade, região, estado civil, preferências e interesses dos seus clientes.

                Sem essas respostas, os próximos passos serão muito mais complicados, pois é praticamente impossível montar uma boa carteira de clientes sem conhecê-los profundamente!

2 – Faça seu networking nas redes sociais

                Quando falamos de marketing pessoal, o networking nas redes sociais é um dos principais objetivos de qualquer estratégia de divulgação. Criar uma rede de relacionamentos profissionais de alto nível é um dos princípios básico de qualquer profissional de sucesso. 

                Torne-se visível nas redes sociais, compartilhe conteúdos importantes e que sejam interessantes para seu cliente. Entre em contato com velhos amigos, funcionários antigos, ex-chefes, colegas de faculdade e onde existir a possibilidade de eles ou a empresa onde trabalham adquirir os seus serviços.

                Só não seja aquele vendedor “mala”! Torne a conversa o mais natural possível.  Toda vez que conseguir um novo contato que seja um provável comprador, não esqueça de adicioná-lo na sua carteira de clientes.

3 – Boca a boca

                O famoso boca a boca é essencial para alimentar a sua carteira de clientes. Pense que, se o seu cliente está satisfeito com o seu produto, não tem por que não indicar você a amigos e conhecidos.

Leia também: Fidelização de clientes: 5 técnicas para aplicar ainda hoje!

4 - Participe de feiras de negócio

                A participação em feiras de negócio é muito recomendada para revendedores gráficos. Muitas vezes as pessoas esquecem, mas eventos e feiras foram feitos exatamente para isso: criar relacionamentos, conhecer pessoas, estreitar contatos profissionais e, principalmente, criar laços com futuros compradores!

                É nas feiras de negócio que você encontra profissionais de diversos ramos, que provavelmente precisam dos materiais gráficos que você oferece, como: cartões de visita, folders, banners, adesivos, etc. Aproveite cada momento e acrescente novos contatos à sua carteira de clientes!

5 - Dar palestras e oferecer cursos

                Se você é um revendedor gráfico, provavelmente tem facilidade em lidar com pessoas. Então nada como montar uma carteira de clientes oferecendo ao público conhecimento! Faça palestras sobre vendas, materiais gráficos, empreendedorismo, enfim: assuntos que despertem a atenção do público.

                Assim você se mostra especialista no que faz e passa confiança para seus futuros e atuais clientes! Para baratear custos, você pode fazer isso em conjunto com empresas que não são concorrentes, mas atendem o mesmo perfil de clientes. Isso vai atrair ainda mais público e gerar um networking valioso!

                 Essas são algumas dicas essenciais para que você consiga novos contatos e aumente cada vez mais sua carteira de clientes, ampliando as chances de vender cada vez mais produtos gráficos!

                Gostou desse conteúdo? Deixe nos comentários abaixo a sua opinião :)

                Até a próxima!

Tags:, , , , , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Assuntos Relacionados

A essência da competição

6 dicas para padronizar seu arquivo e evitar erros de impressão!

Como aproveitar o nono dígito nos celulares para vender mais materiais gráficos