Home Eleições Todos os Posts Santinhos políticos: Como fazer e como comprar

Santinhos políticos: Como fazer e como comprar

Postado em 12/05/2016

O santinho político se tornou o carro chefe e item obrigatório de qualquer campanha eleitoral, seja para vereador, deputado, prefeito, governador ou presidente. Ele está presente na acirrada disputa pela conquista de votos e pela visibilidade nas eleições.

Isso acontece por conta de uma série de fatores, mas principalmente por atingir um grande número de pessoas por um custo bem baixo.

Quer saber as principais dicas de como fazer e como comprar santinhos? Então confira tudo o que preparamos no post de hoje!

Por que utilizar santinhos na campanha eleitoral?

Antes de qualquer coisa, vamos contar a origem do termo santinho. Antigamente, na Igreja Católica, os padres distribuíam papéis com a imagem colorida de santos, e esses papéis se tornaram conhecidos popularmente pelo nome de santinhos. Tempo depois as impressões de candidatos, por serem parecidas, passaram a receber o mesmo nome.

Em uma campanha de marketing político, você pode elaborar um planejamento estratégico, e com certeza o santinho estará nele, pois é um material consagrado para as eleições.

Santinhos Políticos | Eleições 2020 | Gráfica Atual Card

O que deve conter no Santinho?

Algumas informações são essenciais para a criação do santinho, como nome, número, foto e coligação do candidato. Também podem conter informações adicionais, como slogan da campanha, uma pequena biografia do candidato e informações de contato, como site ou redes sociais.

Lembrando que, segundo a legislação eleitoral vigente, devem constar no material impresso o número de inscrição do CNPJ do responsável pela produção (emissor da nota fiscal), e o CNPJ ou CPF de quem a contratou (candidato/coligação), além é claro da tiragem produzida.

Comunicação visual

Como cada pessoa possui as suas características, cada arte deve ter uma identidade que represente o candidato. Confira abaixo algumas dicas de como montar uma comunicação visual certeira para campanha do seu candidato.

Cores: Opte por cores básicas da campanha do seu candidato (geralmente associadas às cores do partido). As cores são um importante aliado para auxiliar o eleitor a identificar o candidato.

Tipografia: Escolha fontes que facilitem a leitura, que sejam bonitas e claras. O mais indicado é utilizar fontes sem serifas (pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras).

Foto: A foto do candidato deve estar em alta resolução, com qualidade profissional e em harmonia com as cores da identidade visual.

Onde comprar?

A Atual Card tem disponível os santinhos no papel couchê, nas gramaturas 80g, 90g, 120g e 150g, também no papel sulfite, na gramatura 75g. Os materiais podem ser impressos frente e verso, ambos coloridos. Todos os materiais políticos são produzidos em grande escala e com os menores preços do mercado gráfico.

Os santinhos são imprescindíveis para o dia da votação, pois boa parte dos brasileiros ainda precisa levar uma cola para as urnas. Além do santinho político há outros produtos para a campanhas políticas, como praguinha, pragão, colinha etc. Então, fique de olho no blog da Atual Card, porque em breve teremos mais informações de produtos para ajudar na campanha política.

Veja também: Como fazer panfletos políticos para campanha política

Tags:, , , , , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assuntos Relacionados

O que lembrar enquanto estiver fazendo o design de um cartão de visita

Como aproveitar o nono dígito nos celulares para vender mais materiais gráficos

Oito maneiras de combinar fontes [Parte 2/3]