Home Carreira e Mercado de trabalho Todos os Posts Sketchbook: Primeiro no papel, depois no digital

Sketchbook: Primeiro no papel, depois no digital

Postado em 26/10/2010

Você é designer? Se sim, deve ter ouvido muito falar dos sketchbooks. Eles nada mais são do que um tipo de bloco de notas. Mas, específico para desenhar. Podemos desenhar neles figuras, imagens, diagramas com projetos de web sites etc. Ainda assim, existem pessoas que fazem a arte e/ou diagramação de um material gráfico ou projeto de web site diretamente no computador. Mas acredite, usar o sketchbook é bem melhor.

Por quê?

Porque tudo o que formos fazer precisa de planejamento. O desenho à mão ainda traz mais mobilidade, mais liberdade do que desenhar diretamente no computador. É muito mais fácil planejar tudo direitinho para que, na hora de colocar o produto final em prática, tudo funcione como o esperado.

Por mais que você seja um excelente designer, como nenhum outro, o computador traz limitações à criatividade e à liberdade. É muito mais fácil você adaptar algo que você criou “organicamente” (com papel e lápis) para o computador. Obviamente que o seu desenho não ficará exatamente igual ao do papel, mas a ideia não é que fique, e sim, que você transfira algo “orgânico” para o digital.

Não é preciso saber desenhar, a intenção é fazer apenas uma espécie de rabisco mesmo. Ele vai te ajudar a administrar melhor o espaço disponível. Quando você for fazer o layout no computador já terá a forma do que quer definida. Muito mais simples e fácil.

Se você nunca tentou fazer um desenho no papel do seu design, tente. Você vai perceber o quão mais fácil e melhor ficará o seu trabalho finalizado.

Aproveite para comentar sobre esse artigo e ler mais artigos do nosso blog.

Gráfica Atual Card
https://blog.atualcard.com.br

Tags:, , , , , , , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Heryk Slawski disse:

    Concordo com a matéria.

    É beeeem trabalhoso, mas é mais fácil trabalhar no papel e depois transferir para o sistema digital, e ainda fica numa qualidade bem melhor.

    Abraço!

  • Celi Bonete disse:

    Ola!

    Todos os meus trabalhos eu desenho antes de ir para o computador.Sem duvidas é mais pratico para criar,desenvolver e depois apenas redesenha-lo no computador.

    Otimo post.

    Um abraço

    Celi

    • Olá Celi.

      Muito obrigado pelo seu comentário e pelo elogio. Realmente, o desenho no papel é muito útil para o trabalho.

      Abraços e bons negócios.

  • Luiz disse:

    Também concordo ,trabalho ilustração em aerografia e aos poucos estou me envolvendo no mundo digital ,tanto um quanto o outro tem que passar pelo papel pra ter o resultado esperado.

  • Alê Mariano disse:

    Excelente dica. Mas infelizmente hoje a molecada já nasce com uma tablet na mão, achando que são designers ou ilustradores, e são, são péssimos profissionais. Não se preocupam em aprender uma técnica para depois simular digitalmente…

    A ordem correta é cérebro, papel, e somente então computador (quando necessário)

    Abraço

  • Paulo disse:

    Pessoal, o sketchbook é muito útil mesmo no hora da criação. Ele organiza as nossas idéias enquanto estão “frescas” as informações do cliente. Dica:

    O sketchbook quadriculado é bem legal porque podemos jogar os elementos gráficos de uma maneira organizada quanto às distâncias e proporções.

    abraços a todos!

  • Nei Neri disse:

    Lembro-me de um artigo em um site do sindicato das agencias de propaganda onde o escritor do artigo fala dos “sobrinhos” nao se tratando somente do grau de parentesco mas da peste que estes tais “sobrinhos” causam ao se paoderarem de um pc, tutoriais ou cursos rapidos de designer e sem nenhuma etica ou pesquisa infestam o mundo com suas “pecas publicitarias” pergunte a um sobrinho desse se ele sabe o que e um Stechbook, pode ate saber pela treaducaao da propria palavra mas nao da real ajuda para profissao.
    Quero parabenizar aqui a Atual card pelo artigo.


Assuntos Relacionados

Como (voltar a) cair nas graças do seu cliente

O que lembrar enquanto estiver fazendo o design de um cartão de visita

O que é o Pragão Político