Home Carreira e Mercado de trabalho Todos os Posts Vamos conversar | Parte 4: Conversa é “troca”

Vamos conversar | Parte 4: Conversa é “troca”

Postado em 25/08/2010

Chegamos à parte quatro da nossa série “Vamos Conversar”. Se você ainda não leu os artigos anteriores, leia aqui.

Nesta parte vamos falar um pouco sobre troca. Troca é quando você oferece algo a alguém e essa pessoa oferece algo a você, ou vice-versa. Em todas as relações humanas existe uma troca. Quando você fala com alguém espera algo dele; quando oferece algo a alguém espera pelo menos um agradecimento; e assim por diante. Em uma conversa, seja informal ou de negócios, também há uma expectativa de troca.

Isso ocorre principalmente nas relações de negócios. Quando você vai vender algo a alguém espera que essa pessoa, em troca, pague a sua comissão. Se é simpático, espera simpatia por parte da outra pessoa. Seja consciente ou inconscientemente, as pessoas esperam algo umas das outras.

Algo muito importante a ser lembrado em relações interpessoais é que devemos nos livrar de todo e qualquer preconceito. Pois, muitas vezes, existem pessoas que nos parecem menos cultas, com menos conhecimento que nós. Mas isso deve ser levado a sério. Todas as pessoas adquiriram conhecimento durante a vida, e muitas delas conhecem coisas que você não conhece. Aí que vem a troca. Nós sempre conseguimos aprender algo com alguém, mesmo achando (por puro preconceito) que não. Por isso é importante que, quando formos conversar, façamos isso de igual para igual, sem levarmos em consideração o que pensamos que sabemos sobre a outra pessoa.

Um dos maiores especialistas em comunicação interpessoal, Robert Watson,  diz que a ideia que as pessoas fazem de nós, principalmente na primeira impressão, são formadas através do seguinte:

55% através dos aspectos visuais. Ou seja, da aparência.

38% pela maneira como falamos.

7% pelo conteúdo do que falamos.

Então pense que, mesmo você sendo tímido, a sua aparência é mais importante para as pessoas do que a maneira como você fala. E ainda mais, o conteúdo do que falamos é menos importante para a primeira impressão. E se quiser conhecer a pessoa melhor (e provavelmente você vai querer) faça-a falar. Ouça bastante. Isso vai ser muito importante para você saber que tipo de produto vender ou indicar para o seu cliente.

Esteja sempre disposto a trocar. Essa atitude vai permitir que você aprenda com as outras pessoas e que elas aprendam com você.

Como você trabalha com a troca em suas conversas? Conte um pouco para nós.

Depois, aproveite para ler mais artigos do nosso blog.

Gráfica Atual Card
https://blog.atualcard.com.br

A série “Vamos Conversar” é baseada no livro “A Arte de Conversar”, da Suma Econômica.

Tags:, , , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assuntos Relacionados

A importância do voto consciente

6 passos para a sua prospecção de clientes voar

O que é a Colinha eleitoral?