Central de Ajuda

Montagem e Fechamento de Arquivos

  • Aplicação de textos e elementos

  • Como vimos anteriormente “fundos”, o primeiro passo para criação de um material gráfico é criar um fundo, e este fundo deve estar exatamente no tamanho do padrão. Com isto acertado, deve-se iniciar a inserção dos textos e elementos gráficos que irão compor o lay-out .

    a) Quando na criação tiverem imagens sobrepostas, elas deverão ser as primeiras a serem inseridas. Pois, a partir do seu posicionamento, o “criador” saberá onde inserir o texto e qual formato ou tamanho de fonte deverá atribuí-lo.

    textos-e-elementos-01-250x147

    Estes elementos podem ser imagens, cliparts, logomarcas e outros.

    Ao aplicar estes elementos, não ultrapasse a linha limite de “segurança”, para evitar que sejam cortados pela guilhotina. Esta parte cortada do material será perdida.

    • Veja outros exemplos de situações incorretas “aqui”

    b) Com as imagens aplicadas corretamente, digite os textos que farão parte do material utilizando a ferramenta “Texto”.

    4-botao

    Digite todas as informações sem se preocupar com as fontes ou tamanho.

    textos-e-elementos-02-250x147

    Agora você pode posicioná-las, escolher o estilo, as cores e o tamanho.

    textos-e-elementos-03-250x147

    Tome cuidado com fontes baixadas da internet ou de catálogos. Elas podem parecer bonitas e atraentes, mas podem ser um veneno para seu arquivo.  Muitos criadores desenvolvem fontes sem se preocupar com as regras exigidas por softwares como o Corel Draw, e quando essas fontes são processadas em “postscript” (linguagem para impressão), corrompem o arquivo e geram um erro. Por isso, aconselhamos apenas a utilização de fontes originais de softwares gráficos (Corel, Adobe, etc.)