Central de Ajuda

Montagem e Fechamento de Arquivos

  • Preto

  • Quando falamos da cor preta sempre vem a dúvida de qual tonalidade pode ser usada, para que não haja problemas com manchas ou decalques é preciso tomar alguns cuidados na hora de configurar a cor preta. Vejamos a seguir quais as tonalidades corretas para se utilizar e as tonalidades que causam problemas.

    Manchas.

    Caso o seu material tenha impressão frente e verso, tome cuidado com as cores que ira utilizar. Se a impressão da frente do seu material tiver cores escuras, faça a impressão do verso também com cores escuras. A mesma regra se aplica para cores claras.

    Mas caso você queira mesmo assim utilizar cores diferentes, esteja ciente que pode ocorrer o risco de borrar e acarretar em manchas no material. Isso ocorre porque a cor de tom mais escuro mancha a parte que tem a cor mais clara.

    Exemplo: Frente com tons escuros e verso com tons claros. O verso que foi impresso com tons claros borrou. O mesmo pode ocorrer com seu material.

     

     

     

    Manchas

     

    PRETO NORMAL

    Para textos de cor preta existe uma configuração padrão que é a seguinte C0 M0 Y0 K100, com essa tonalidade os textos serão impressos sem ricos de manchas.

     

    Preto Normal

    PRETO FUNDO

    Para fundos de cor preta a configuração recomendada é a seguinte C40 M0 Y0 K100, essa tonalidade visualmente no monitor ficará azulada, entretanto na impressão sairá preto.

    Preto fundo

     

    PRETO CONTORNO

    O preto contorno C 1 M 1 Y 1 K 100 é uma tonalidade de cor utilizada para a proteção de textos BRANCOS, todos aqueles que estiverem sobre o fundo preenchido com o preto fundo (C40 M0 Y0 K100), tendo por finalidade proteger as curvas de possíveis manchas azuladas. Para proteger a (s) curva (s) utilize um contorno com a espessura 0,3mm.

     

    Preto Contorno

    PRETO ERRADO

    A tonalidade de preto errado C100 M100 Y100 K100, não pode ser utilizada de forma alguma na criação da arte. Por haver uma grande carga de cor ocasionará manchas no produto e possivelmente em outros produtos que serão impressos nos arredores do mesmo.

     

    Preto errado

    PRETO CARREGADO

    O preto carregado é a composição de preto que ultrapassa a soma máxima permitida que é de 320% (somatória de todos os canais de cores). A tonalidade causa manchas no produto impresso.

    Preto Carregado

     

    Vale ressaltar que a carga de cor nunca pode ultrapassar a soma dos 320% (C 87 M 78 Y 81 K 90), para que seja evitado o problema de manchas ou que um material grude em outro.

    Variação de cor
    Não garantimos fidelidade de cor na impressão, pois existe uma variação natural de cor durante o processo de impressão.
    Variação de quantidade
    Existe uma variação de 10% para mais ou para menos. Poderão ser impressas quantidades maiores ou menores de 10% da quantidade solicitada pelo cliente. Devido a este processo, a gráfica Atual Card aplica o processo padrão de colocar 25% a mais de papel na máquina.