Central de Ajuda

Montagem e Fechamento de Arquivos

  • Vinco

  • O cartão duplo 9 x 10 cm é um material interessante, pois pode ser utilizado para diversos fins: convites, cartões para comemorações, cartões de visita, etc. Para o nosso exemplo, vamos fazer um cartão de visita com vinco. Veja abaixo como serão a frente e o verso para a parte externa do nosso cartão.

    cartao-duplo-moda-mostrando-frente-e-verso

    Agora, vamos ver o exemplo da arte da parte externa do nosso cartão aplicada ao arquivo padrão.

    cartao-duplo-exemplo-no-padrao

    Repare que a arte da frente do nosso cartão, que está na parte superior do arquivo padrão, está “de cabeça para baixo”. Você deve fazer a arte do seu material sempre desta forma, porque quando você for dobrar o material, a parte da frente ficará na posição correta. A gráfica chama este tipo de montagem de “cabeça com cabeça”, pois a parte de cima da frente fica “grudada” na parte de cima do verso.

    Para fazer a parte interna do seu cartão, onde você poderá colocar fotos, textos ou o que desejar, você utilizará o mesmo arquivo padrão, mas faça a parte interna em uma nova página. Crie a página 2 no arquivo padrão no Corel Draw e faça a arte da parte interna nesta páginaFaça toda a arte da parte interna “de cabeça para cima”, ou seja, na posição normal. Veja abaixo o nosso exemplo.

    parte-interna

    Note que, na parte interna do cartão, você coloca todas as informações na posição “de cabeça para cima”. Quando o cartão é aberto, as informações aparecerão desta forma.

    Você também deve ter notado que no arquivo padrão existem algumas linhas pontilhadas. Estas linhas são chamadas de Margens de segurança. Elas servem para auxiliar o seu trabalho, para que você coloque a sua arte de forma correta no arquivo antes de enviá-lo para a gráfica. Vamos analisar estas linhas, que estão marcadas com números em vermelho no canto inferior direito da imagem acima.

    • Linha 1: Margem de segurança. Esta linha é o limite para você colocar as informações mais importantes do seu material. Caso alguma destas informações ultrapasse esta linha, ela poderá ser cortada na hora da produção pela gráfica.
    • Linha 2: Linha de corte ou sangra. Esta linha marca o local em que o seu material será cortado. Você não pode deixar nenhuma informação importante entre esta linha e a linha de segurança. Entretanto, você deverá deixar uma imagem ou uma cor, caso contrário poderão sobrar espaços em branco no material.
    • Linha 3: Esta linha marca o limite do fundo da sua arte. Este fundo deverá chegar até esta linha, preenchendo o fundo inteiro do arquivo padrão.
    • A linha horizontal que passa pela metade do material é o vinco. O vinco é uma marcação no meio do material para indicar o local em que ele será dobrado posteriormente. A gráfica fará uma espécie de “pré-dobra”. Em materiais com vinco não é possível a aplicação de verniz, porque o processo de produção de vinco “quebra” o verniz, danificando o material. Próximo ao vinco, você poderá ver também as margens de segurança, respeite-as e não deixe nenhuma informação ultrapassá-las.