Home Carreira e Mercado de trabalho Todos os Posts Como um freelancer deve encarar um feriado?

Como um freelancer deve encarar um feriado?

Postado em 20/06/2011

Estamos próximos de mais um feriado. Freelancers trabalham sem carga horária definida, sem patrão para cobrar rendimento ou dispensar para um feriado. Alguns trabalham demais outros menos. Mas, sem ter essa carga horária definida, será que sabemos lidar com um feriado?

Por Alexandre Bigaiski

Já falamos aqui no blog sobre saúde, especificamente para freelancers (parte 1, parte 2 e parte 3 do artigo). Sabemos o quão importante é cuidar do nosso bem maior que é o nosso corpo e mente. Alguns workaholics (os trabalhadores compulsivos) podem pensar em aproveitar o feriado para arranjar mais clientes ou para colocar o trabalho atrasado em dia. Dizem que tempo é dinheiro, não é?

Talvez essa seja uma boa ideia. Afinal, temos que cumprir todos os prazos aos quais nos propomos e, quanto mais trabalharmos, mais dinheiro teremos. Porém, você não acha importante descansar, relaxar, curtir? O feriado é uma grande oportunidade para isso.

Também temos que pensar que muitos dos seus clientes vão viajar. Se não forem, pelo menos vão querer relaxar, descansar no feriado. Alguns deles não vão querer ser importunados por ninguém, muito menos se o assunto for a respeito de trabalho.

Se o seu cliente é daqueles que não param de trabalhar nem no feriado, diga a ele que você precisa de uma pausa. O melhor a fazer é passar um comunicado, pode ser por e-mail mesmo, dizendo que as suas atividades ficarão temporariamente em pausa durante o período do feriado. Afinal, você também precisa e deve descansar.

Tá certo que você não tem horários definidos, mas o mínimo que você pode fazer é ter um pouco de controle para você não ficar, sem perceber, descontrolado.

E você, como se comporta no feriado? Descansa ou aproveita para colocar o trabalho em dia? Conte um pouco pra gente.

Abraços a todos e aproveitem o feriado, com moderação.

Gráfica Atual Card | https://blog.atualcard.com.br

Tags:, , , , , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Sou um desses WorkHolic, trabalho todos os dias das 7:40 da manhã até 1, 2 da amanhã, isso já faz uns 15 anos…

    Feriados para mim não existe… No “feriado” não “trabalho” exatamente como em dias normais… aproveito para organizar a coisas, documentos, arquivos etc…coisas que no dia a dia o telefone e a correria não permite… mas aos domingos… é sagrado, descanso bem longe do trabalho! Para mim isso tem dado certo

    • Bom dia Sidnei.

      Realmente, cada pessoa tem as suas características. Tem gente que curte mesmo trabalhar mais. O importante é que isso faça bem. Então, bom trabalho/feriado pra você.

      Abraços e bons negócios.

  • Mauro Lang disse:

    Há pouco mais de um ano deixei de trabalhar freelance e passei a ser um pequeno empresário, onde a responsabilidade aumentou consideravelmente, ou seja, acúmulos e acúmulos de tarefas.
    Como faz parte da essência do freelancer, trabalhar é o que interessa, o resto fica para segundo plano, inclusive feriados.
    No meu caso é a mesma coisa: TRABALHO NO FERIADO sem problema algum, e é possível tirar proveito disso tudo, afinal em feriados não é preciso sair para atender aos clientes, o telefone não toca, os e-mails não chegam, enfim, é possível concentra-se somente no desenvolvimento e finalização de projetos.
    Também é possível resolver questões burocráicas, como fazer um balanço das contas, planejar estratégias para os próximos meses, ou seja, feriado não é nenhum bicho-papão para o freelancer.
    Aproveitar ou não um feriadão fica a cargo da consciência e da responsabilidade de cada um, afinal cada um sabe se irá apertar o calo se por acaso resolver descansar ou curtir o feriadão.
    No próximo feriado tenho trabalho até dizer chega e espero que seja assim nos próximos também. Tracei uma estratégia e estou cumprindo e nela estão inclusos os trabalhos nas madrugadas, feriados e finais de semana. Quando eu tiver numa situação mais tranquila, com funcionários à minha disposição, uma carteira de clientes ainda maior, as contas pagas, aí sim posso pensar em descansar um pouco, afinal ninguém é de ferro!!
    Bons negócios e um ótimo feriado pra todos!!

    • Olá, Mauro.

      Realmente é preciso trabalhar duro para conseguir uma boa estabilidade na vida. Ainda mais trabalhando como freelancer ou empresário. Tenha um ótimo feriado.

      Abraços e bons negócios.

  • abadiakoln disse:

    Pra mim feriado é dia de descanso, assim como sábados e domingos. No meu caso, uma das minhas metas é chegar a trabalhar somente 6 horas por dia. Eu era de ficar dias inteiros a fio, às vezes até 18h horas por dia resolvendo trabalhos, mas quer saber? A vida passa rápido demais pra gente viver plantado na frente de uma tela.


Assuntos Relacionados

Conheça as vantagens em utilizar os Dados Variáveis!

A criatividade morreu?

A essência da competição