Home Técnicas de Venda Controle de risco para freelancers em 3 passos

Controle de risco para freelancers em 3 passos

Postado em 13/06/2012

Controle de risco para freelancers em 3 passos

Em praticamente tudo o que você faz na vida existe um risco. E no trabalho de freelancer não é diferente. Existem basicamente 3 passos para que você controle os riscos do trabalho de freelancer.

Este é um artigo traduzido e adaptado de “3-Step Risk Management for Freelancers”, do blog Freelance Switch.

1. Pense em todos os riscos possíveis

Antes de iniciar um projeto, é bom que você sente-se e faça um brainstorming dos riscos que ele tem, desde mau tempo, até problemas de software. A confiança nos fatores externos, como outros trabalhos, deve ser analisada para que o trabalho fique pronto dentro do prazo estabelecido.

Talvez uma tempestade atrapalhe os seus planos. Talvez, a sua equipe inteira fique doente. Mesmo que isso seja difícil de acontecer, é sim uma possibilidade. O mais importante de tudo isso é que, nesta etapa, você está ciente dos riscos que corre, enquanto planeja sobre como consertar algo que possa dar errado. Enfim, pense em tudo o que pode acontecer de errado no seu projeto, antes de começá-lo.

2. Tenha alternativas caso algo não saia como o esperado

O segundo passo é você pensar no que você vai fazer caso alguma coisa dê errado. Por exemplo, você vai querer ter todos os recursos necessários para produzir o material que o seu cliente pediu. Você pode querer também treinar outro membro da sua equipe para que, caso alguém fique doente, tenha uma pessoa que já conhece o projeto e pode continuá-lo.

3. Planejar ou não planejar?

Aí depende. Você deve antes pensar em todos os riscos que você terá com o projeto. Depois, você deverá analisar qual a porcentagem de cada risco acontecer ou não. Quanto mais possibilidade um problema tem de acontecer, mais profundamente você deve planejar. Pense e defina o que você vai fazer caso tal coisa der errado.

Esses são passos simples para você ter sempre em mente que, independente do tipo de projeto que você está envolvido, sempre há riscos. Pense nos riscos que podem acontecer, analise qual a probabilidade de eles acontecerem e planeje a resolução do problema, caso ele aconteça.

Diga pra gente. Você pensa nos riscos do seu projeto e faz um “plano B”?

Abraços e bons negócios.

Atual Card Gráfica https://blog.atualcard.com.br

Tags:, , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Assuntos Relacionados

7 coleções em flat design para os seus projetos

Oito maneiras de combinar fontes [Parte 2/3]

Saiba como fazer um folder impossível de ser ignorado