Home Marketing e Comunicação Dicas para trabalhar em casa

Dicas para trabalhar em casa

Postado em 21/10/2011

Achamos um artigo interessante no blog do Pequenas Empresas & Grandes Negócios. O nome original do artigo é “Dez coisas que você precisa para ter uma empresa em casa”. Resolvemos fazer uma adaptação, levando em consideração os itens e tentando transportar para a nossa realidade.

Trabalhar em casa nem sempre – e raramente – é fácil. Por isso, vamos compartilhar estas dez dicas importantíssimas para você que quer render mais no conforto do seu lar.

1. Analise se há mercado para o seu negócio

Se você não tem pra quem vender, não venderá. Simples assim. O seu produto pode ser excelente, inovador, fantástico. Mas, se não tiver quem compre, não adianta. Pare e pense: existem clientes para este tipo de produto? Um ímã de geladeira é bacana para qual tipo de cliente? E um cartão de visita, um folder, um flyer, tag, cartão duplo, cartaz etc.? Com certeza, alguém vai querer este tipo de produto. Basta você saber quem.

2. Trabalhe em um espaço separado

Por mais que você trabalhe no conforto do seu lar, se você juntar muito as duas coisas não vai dar certo. Tenha um local separado para trabalhar. Chamamos este espaço, que pode ser um quarto, por exemplo, de home office. As coisas da sua casa vão tirar você do foco do trabalho. Você tem de saber separar o lado profissional do pessoal.

3. Use uma boa estação de trabalho

Ou seja, use uma boa mesa, uma boa cadeira, produtos e equipamentos ergonômicos. Uma escolha errada poderá deixar você com problemas na coluna, nos pulsos, na visão. Tenha em mente que a sua saúde é algo muito importante. Tenha bons móveis assim como bons equipamentos. Leia mais sobre ergonomia e saúde.

4. Tenha uma linha telefônica à parte

Isso é básico para não misturar coisas pessoais com profissionais. Ter um telefone específico para trabalho é uma excelente ideia, vista que você vai saber se estão te ligando para falar sobre trabalho ou coisas pessoais. Além disso, se os seus clientes, que têm o seu número de telefone residencial, resolverem te ligar às 22h para falar sobre negócios você não vai gostar nem um pouco. Uma boa ideia é ter um telefone com secretária eletrônica, pelo menos aquele que você usará para o trabalho. Assim, você pode programá-lo para que as ligações caiam diretamente na secretária eletrônica, e você poderá responder às ligações no dia seguinte ou em outro horário de sua preferência.

5. Abra uma conta bancária à parte

Se você movimentar o dinheiro da sua empresa na mesma conta que você usa como pessoa física você vai se confundir e se perder. Fato. Por isso, tenha uma conta bancária específica para movimentações referentes ao seu trabalho. Isso evitará muitos problemas.

6. Formalize a sua empresa

Nós já falamos sobre isso aqui no blog. É muito importante que você formalize a sua empresa, que tenha CNPJ e que possa emitir nota fiscal. As vantagens são grandes. Leia o artigo “A formalização do profissional autônomo”.

7. Tenha um site e uma conta de e-mail com o nome da empresa

Você precisa de uma identificação. Os clientes confiarão mais em você se você tiver uma empresa. As pessoas tendem a acreditar que uma empresa formalizada é mais séria do que um profissional sem qualquer tipo de registro. Também já falamos sobre isso aqui no blog, leia “Por que, como freelancer, você deve ter o seu próprio domínio”.

8. Cartões de visita, material de escritório e, sim, um fax

Nós já sabemos que cartão de visita é algo fundamental e, se você quer mesmo ter um escritório em casa, terá de ter material de escritório. Agora, fax? Fax parece ser coisa do passado. Mas, acredite, ainda tem gente que usa. Você pode precisar dele.

9. Seguro de saúde e contra terceiros

Muito bem, você resolveu largar o seu emprego e trabalhar como freelancer. (Leia também “Como voltar a ser freelancer sem pânico”). Você estará sozinho. Não terá mais garantia de receber o seu salário fixo no final do mês. Não terá mais plano de saúde e/ou odontológico da empresa. Considere também um seguro para a sua empresa.

10. Horas de trabalho regulares e vida fora do escritório

Por isso é importante saber separar a vida profissional da pessoal. Tem gente que confunde tudo e aí fica difícil saber separar as coisas. Você não pode trabalhar muito, tem que controlar o seu horário de trabalho. Saia, jogue videogame, passeie no parque. Enfim, tenha uma vida pessoal! Para isso, você precisa ser disciplinado. Outro artigo interessante é “6 maneiras de acabar com o stress de freelancer”.

E aí, gostou das dicas? Se você trabalha em casa, conte para nós como consegue conciliar a sua vida pessoal com a profissional.

Abraços e bons negócios.

Gráfica Atual Card | https://blog.atualcard.com.br

Se quiser, leia o artigo o original.

Tags:, , , , , ,

Gostou dessa matéria? Então compartilha.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Paulo Azevedo disse:

    Olá. Tenho uma empresa que desenvolve trabalhos em design gráfico e fotografia de produtos há sete anos, e resido no mesmo imóvel. Realmente é possível desenvolver as atividades profissionais no local de moradia, porém é necessário ser muito disciplinado quanto a separar uma coisa da outra. Imagine trabalhar numa empresa fora de casa… existem horários, telefones, etc, tudo separado. É a mesma questão se fizermos uma comparação: se não cuidarmos das despesas fixas e variáveis da empresa para conhecermos os lucros, teremos problemas. Então, fazendo isso certinho, com certeza tudo correrá muito bem. Sucesso a todos e abs.

    • Olá, Paulo.

      Realmente trabalhar no mesmo lugar onde se mora não é algo tão fácil assim. Mas, se tiver disciplina e saber separar as coisas direitinho, dá certo sim.
      Obrigado pelo comentário.

      Bom dia e boa semana.

  • bruno disse:

    muito excelente o conselho parabéns abraço

    • Olá, Bruno.

      Obrigado por ler o nosso blog, pelo comentário e elogio.

      Abraços e bons negócios.

  • Excelente! Sempre quando posso dou uma passadinha aqui no blog… Sucesso para vcs da Atual Card!

  • Marcos Henrique de Melo disse:

    Ola pessoal, tenho alguns clientes, e executo o trabalho em casa, realmente tem que ter disciplina, trabalho para aumentar meu número de clientes.

    Sucesso a todos.

    Valeu Atual Card!!!

  • Danielle disse:

    Gostei muito do Artigo, eu trabalho por conta com Artes para cartões panfletos e aceito pedidos de terceiros. Se souberem de algum cliente de vocês que precise de Arte é só me contatar!

    11 – 3972-0394 / 9267-5480
    segunda a sexta-feira das 9h00 às 13h00.

  • Muito bom esse artigo vou seguir essas dicas !

  • Paulo disse:

    TUdo uma inganaçao, nao existe isso de trabalho em casa!”
    eles mandam uma ideia e um boleto a pagar! e ai começa o golpe, vc nunca recebe a apostila e nem o material de trabalho e muito menos o dinheiro de volta!

  • leda regina disse:

    paulo vc tá muito enganado eu trabalho em casa com duas empresas e não fui enganada eu realmente tenho ganhos uma das empresas me mandou ate dvd pelo correio para aprender mais sobre o trabalho me procura no meu site e eu te dou umas dicas porque vc ta por fora http://www.ledabrasilvegas@hotmail.com

  • Roberto de Souza disse:

    Pra mim só falta a dica: Como prospectar cliente para design?

  • Artur disse:

    VOCÊ QUER CONQUISTAR NOVOS CLIENTES PARA SUA EMPRESA?

    SE A RESPOSTA FOR SIM, LEIA ESTE SITE ATE O FINAL COM A DEVIDA ATENÇÃO!!!

  • Renata disse:

    Para quem trabalha em casa tem que ter em mente que é um trabalho sério, tem que ter uma meta traçada, horário estipulado, trajado de maneira adequada, um canto transformado em escritório, com sua mesa e cadeira confortável, pois passará várias horas se dedicando ao seu negócio, tem que se dedicar plenamente, pense que é daí que se consegue o sustento, mas também podemos nos dedicar muito mais aos nossos familiares do que se estivesse em uma empresa de terceiros que nem ao menos pudesse se ausentar para levar um filho ao médico sem o seu chefe ficar de cara feia. Bem essa é minha maneira de pensar e é assim que estou trabalhando. Obrigada a todos.

    • equipeatual disse:

      Boa tarde Renata,
      Trabalhar em casa requer muita disciplina, para pode controlar e não se deixar levar pelas coisas que geram distração, coisa que em casa tem muito.
      Obrigada pela sua participação em nosso blog.
      Abraços
      Equipe Atual Card

  • Jane disse:

    Ola!!! queria muito trabalhar em casa, mais nem imagino quais as graficas que possibilitam isso em São Paulo se vocês puder me ajudar passando alguns contatos pra mim eu agradeço

    • Boa tarde Jane,
      Faça o cadastro em nosso site e começe a vender materiais gráficos.
      Para isso basta fazer o cadastro em nosso site – http://www.atualcard.com.br
      Você ganhará um Kit de Amostras com todos os nossos produtos, então é só oferecer materiais gráficos para os comerciantes, amigos e parentes.
      Boa sorte em sua jornada.
      Att.
      Equipe Atual Card

  • Adorei as dicas, muito valiosas,

    Não a nada melhor que trabalhar em casa, sem stress e sem horários estabelecidos.

    Eu tenho meu próprio negócio em casa pela internet a mais de 1 ano, e nunca fui tão feliz como sou agora trabalhando com segurança e conforto.

    Trabalho a hora que quero, e também decido o quanto quero ganhar.

    Sou afiliado da Fr Promotora, e divulgo na internet seus serviços e o sistema de renda extra, e felizmente ganho um bom dinheiro todos os dias ao fazer isso.

    A FR Promotora trabalha desde 1998 com soluções financeiras e desde 2004 desenvolve seu plano de marketing na internet nos possibilitando ganhar dinheiro ao divulgar sua imagem.

    Qualquer um pode participar, não precisa de experiência em divulgação, pois ela nos ensina passo a passo o trabalho a ser realizado, só dependendo dos nossos esforços para obtermos êxito.

    Vou deixar o link da empresa caso alguém tenha interesse ok
    http://www.frpromotora.com/adrianovancini728748
    meu e-mail: adrianosandei@bol.com.br

  • Danilo Soares disse:

    O material é excelente .. a questao do horário é muito importante porque quando deixamos as horas de trabalho tomar conta do nosso tempo pessoal perdemos qualidade de vida.

    • Olá Danilo, é preciso aprender a separar bem as atividades. Obrigada pelo seu comentário, continue com a gente!

  • Cezar disse:

    Muito boa a adaptação do texto! Trabalhar em casa é sim possível e seguindo as dicas deste artigo as chances de se ter sucesso são quase que certas! Eu divulgo oportunidades de trabalho com marketing digital e vejo o quanto esse mercado cresce no Brasil. Caso alguem queira obter mais informações, visite: http://www.netgrana.com.br

    • Atual Card disse:

      Olá Cezar! Muito Obrigada pelo seu comentário!
      Qualquer dúvida estamos sempre a disposição!

  • Cezar disse:

    Gostaria de poder divulgar os produtos da Atualcard. Há algum sistema de afiliação atualmente?

    • Atual Card disse:

      Olá Cezar, tudo bem? Nos chame inbox no facebook!
      Qualquer coisa estamos sempre a disposição!


Assuntos Relacionados

Adesivo troca de óleo: saiba como fazer e onde vender!

Como fazer um cartão de visita com verniz localizado

Infográfico: De onde vêm as ideias